O que é?
O planejamento previdenciário é o um estudo aprofundado dos fatores que integram a geração da aposentadoria, nos diversos Regimes de Previdência, tais como histórico de tempo de serviço, idade e contribuições previdenciárias, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários de contribuição e a legislação aplicada ao caso específico.
Para que serve?
Serve para apurar os resultados já existentes e realizar projeções futuras para orientar o segurado em direção à aposentadoria mais vantajosa. Em outras palavras, é a análise da situação do segurado na busca pelo melhor benefício no menor tempo possível ou desejado.
Quais os benefícios de um planejamento previdenciário?
Em uma breve síntese, podemos considerar como benefícios: a adequação da aposentadoria, a possibilidade de uma aposentadoria mais alta e a possibilidade de uma contribuição mais assertiva sem desperdício de investimento.
Quando o Planejamento deve ser elaborado?
Indicamos para todos, independentemente do tempo de contribuição atual. Pois quanto mais cedo, maiores as chances de trilharmos um caminho para atingir seu melhor benefício do INSS. E principalmente para quem está prestes a se aposentar ou já preenche os requisitos da aposentadoria, independentemente de ser registrado (celetista), empresário, trabalhador autônomo ou facultativo. É claro que é essencial realizar o planejamento antes de pedi o benefício ao INSS.
Qual o custo de um Planejamento Previdenciário?
O custo dependerá da complexidade do caso que determinará quantas horas serão necessárias para a elaboração do plano. Outro fator de variação diz respeito à qualificação do profissional, sua experiência na área e o tempo que está no mercado. Podemos dizer que em média varia de 2 a 5 salários-mínimos. Esse investimento é facilmente recuperado pelo segurado em razão da melhor aposentadoria concedida e na análise de investimento.
