A Importância do Terceiro Setor
A sociedade civil é dividida em três setores. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as organizações sem fins lucrativos.
O papel do Terceiro Setor está diretamente relacionado à promoção dos direitos sociais, sendo composto por ações de pessoas físicas e jurídicas de direito privado sem finalidade lucrativa que objetivam a prestação de serviços de interesse social. Portanto, apesar de não integrar a estrutura da Administração Pública, auxilia o Estado, que sozinho se mostra ineficiente na efetivação de políticas públicas sociais.
O Terceiro Setor tem o papel de fazer valer os direitos de cidadania preconizados pela Constituição Federal de 1988. Através dele é possível firmar vínculos de cooperação, pelos três setores da sociedade, em prol do bem comum.
Por fim, nunca é demais lembrar a importância do Terceiro Setor na concretização da “Declaração Universal dos Direitos humanos”, marco social do pós Segunda Guerra Mundial, que “consolida a afirmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores de cunho universal a serem seguidos pelos Estados” e “objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade humana, ao consagrar valores básicos universais”.
